Filminhos Infantis + Oficina Caixa Mágica

Filminhos Infantis + Oficina Caixa Mágica

Filminhos Infantis + Oficina Caixa Mágica

No dia 20 de julho, às 17h00, a Zero em Comportamento, vai animar a tarde dos mais pequenos, com a apresentação de curtas-metragens infantis seguidas da Oficina Caixa Mágica, na Casa Museu Medeiros e Almeida. Magia, diversão, conhecimento e cinema são os ingredientes principais deste programa. 

O programa de curtas-metragens é aconselhado para crianças dos 5 aos 10 anos e tem por objetivo proporcionar uma experiência artística e lúdica e apelar aos sentidos e à reflexão e discussão de diversos temas. Depois de assistirem aos filmes as crianças não vão querer perder a Oficina de Caixa Mágica, onde vão criar a sua história e aprender a projetá-la, através de uma pequena, mas muito especial caixinha…
Filminhos e Oficina Caixa Mágica, dia 20 de Julho, às 17h00
Duração: 2 horas (1h de cinema + 1h de oficina)
M/5 anos
Formadora: Elisa Aragão

Preços: 
Cinema 3€
Cinema + Oficina 8€

A realização da Oficina está condicionada à existência de um número mínimo de 10 participantes e requer marcação prévia obrigatória, através dos seguintes contactos:
producao@zeroemcomportamento.org
964 276 075 / 213 160 057

Parceria: Spark e Casa-Museu Medeiros e Almeida
Saiba aqui mais informações sobre o ‘Zero em Comportamento’ que organiza o Festival IndieLisboa 

Filminhos:
Um Dia de Sol
Gil Alkabetz, Animação, Alemanha, 2007, 6′ 
O sol nasce todos os dias, mas hoje descobre que não é bem vindo.
Tigre
Janis Cimermanis, Animação, Letónia, 2010, 8′ 
Uma caravana sombria chega à pacata vila durante a noite. Na manhã seguinte, as crianças encontram uma grande caixa que foi deixada na rua. Ouvem-se uns sons estranhos vindos da caixa, que deixam os moradores curiosos. Descobre-se afinal que é um tigre de circo e o seu filhote. Os dois ganham o afeto dos habitantes, que vão criar um plano astuto para ajudá-los a fugir para uma vida melhor.
No Fim do Mundo 
Konstantin Bronzit, Animação, França, 1998, 7′ 
As peripécias de uma casa precariamente equilibrada. Construída na parte superior de um monte, balança para trás e para a frente, para grande descontentamento dos seus inquilinos. Considerado, por muitos, como um dos melhores filmes de animação de sempre. E um dos mais cómicos, também.
A Transformação
Martin Vermelen, Matthieu Hassan, Elsa Bréhin, Animação 3D, França, 2010, 7′ 
Quando uma rapariga começa a limpar a sua casa e encontra uma borboleta com poderes especiais uma transformação incrível acontece. De repente os móveis dançam como na Bela e o Monstro entre outras referências aos filmes animados da Walt Disney.
Maestro
Geza M. Toth, Animação, Hungria, 2005, 5′ 
Faltam apenas cinco minutos para o grande concerto. O maestro está a preparar-se para entrar em cena. Atrás das cortinas, concentrado, ensaia cada movimento. Mas o tempo está a esgotar-se…
Demasiado Principezinho
Zoia Trofimova, Animação, França, 2002, 7′ 
Quando o sol nasce no horizonte, revela algumas manchas na sua superfície. Cheio de determinação e muita paciência, um rapaz, pequeníssimo, mas muito decidido, vai tentar limpar aquelas nódoas com todos os métodos ao seu alcance.
Música para Um Apartamento e Seis Bateristas
Johannes Stjarne Nilsson, Ola Simonssen, Ficção, Suécia, 2010, 10’
Seis bateristas participam num plano musical de ataque nos subúrbios. Um velho casal deixa o seu apartamento e imediatamente a seguir os bateristas tomam-no de assalto.

Oficina | Caixa Mágica 
Depois de assistirmos a algumas curtas de animação, neste atelier voltamos a entrar no mundo mágico do cinema, onde cada um de nós poderá criar a sua história e aprender a projetá-la, através de uma pequena, mas muito especial caixinha…

Propõe-se que as crianças desenvolvam, a partir das personagens ou histórias que conheceram na sessão de filmes que antecede este atelier, uma pequena narrativa e que desenhem um story board, que posteriormente será projetado.

Assim sendo, o atelier começa com uma pequena conversa, em grupo, sobre os filmes e depois cada criança é orientada a criar a sua própria história e desenvolver os seus desenhos, que têm como ponto de partida uma temática ou uma personagem de um filme à sua escolha. No final, cada criança irá ver o seu filme projetado, através de uma pequena caixa de cartão, que simula o mecanismo de um projetor, tendo a possibilidade de experienciar e viver a magia do cinema.