12º ANIVERSÁRIO DA CASA-MUSEU

Data: 01-06-2013

12º ANIVERSÁRIO DA CASA-MUSEU

A 1 de Junho faz 12 anos que a Casa-Museu abriu as portas ao público (2001).

Fundada em 1972, por António de Medeiros e Almeida (1892-1986), a Fundação Medeiros e Almeida abriu ao público em 2001 após um período de obras de adaptação à realidade museológica.

O Edifício:

Mandado construir em 1896 por um advogado lisboeta Augusto Vítor dos Santos, a obra fica a cargo do construtor Manuel Correia Júnior. O edifício permanece na família até 1921, ano em que é vendida a Eduardo Guedes de Sousa.

Dois anos mais tarde o proprietário manda acrescentar os dois últimos andares de mansarda, segundo um projecto do arquitecto Carlos Rebelo de Andrade.

Em 1927 é vendida ao Estado do Vaticano, para aí se instalar a Nunciatura Apostólica, representada por Monsenhor Pedro Ciriaci, Arcebispo de Tarso.

Em 1943 é adquirida por António Medeiros e Almeida, que, após obras de remodelação, a transforma na sua habitação mudando-se em 1947.

No início da década de setenta, ao decidir deixar uma Casa-Museu ao seu País, Medeiros e Almeida amplia a casa destruindo para isso o jardim, de modo a poder albergar toda a sua coleção de artes decorativas.

O casal muda-se então para uma casa ao lado que entretanto adquire e onde habita até ao fim da vida.