Homenagem a Eduardo Nery

Em homenagem ao artista recentemente desaparecido, a Casa-Museu revisita uma exposição temporária da sua autoria – INTROMISSÕES – que se realizou entre Novembro de 2007 e Janeiro de 2008.

A partir de 2 de Abril, venha visitar um pequeno núcleo de dez obras da referida exposição que a Casa-Museu adquiriu. Tratam-se de fotografias a preto e branco de espaços e obras da Casa-Museu que foram intervencionadas pelo autor num resultado de “duplas exposições fotográficas”.

INTROMISSÕES – 2 Abril a 4 de Maio

“A exposição Intromissões parte de um desafio feito ao artista Eduardo Nery visando um projecto de sedução de diferentes públicos com uma nova oferta expositiva – a Arte Contemporânea – tendo como tema subjacente a excelente colecção de Artes Decorativas da Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida.
Aqui, o recurso criativo que este eclético artista plástico utilizou, foi a fotomontagem, retomando uma técnica das vanguardas artísticas europeias do século XX, que a tornaram numa arte pública de forte impacto ideológico.
Neste caso, as “duplas exposições fotográficas” de Nery, apresentam-se como obras de arte privadas, contendo uma forte provocação ao experimentar a polissemia das imagens. O artista questiona, assim, os valores museológicos de ambientes e
peças criados noutros contextos temporais.
A montagem do percurso expositivo reforça e ilustra a abordagem artística do autor, ao ser apresentada em paralelo, a peça original e a sua proposta imagética, permitindo ao público um estimulante confronto com a Colecção da Casa-Museu.
O visitante ao percorrer esta exposição num ambiente de cariz intimista, é sobressaltado por um intenso fluxo criativo ao longo de 32 “intromissões fotográficas”, o que levou o conhecido crítico de arte internacional Walter Schurian a classifica-las de “… únicas, requintadas e penetrantes (….)que iluminam e abrem a mente para perspectivas palpitantes e ricas de interligações…”