40º Aniversário da FUNDAÇÃO MEDEIROS E ALMEIDA

40º Aniversário da FUNDAÇÃO MEDEIROS E ALMEIDA

40º Aniversário da FUNDAÇÃO MEDEIROS E ALMEIDA

Em 21 de Fevereiro de 1973, António de Medeiros e Almeida cria a Fundação Medeiros e Almeida com os seguintes objetivos:

“CAPÍTULO I

CRIAÇÃO E FINS

Art. 1.º É criada na cidade de Lisboa uma fundação denominada «Fundação Medeiros e Almeida», cujo património inicial é constituído pelos bens e valores afectados pelo seu instituidor António de Medeiros e Almeida.

Art. 2.º A Fundação, dotada de personalidade jurídica, é uma instituição perpétua, de interesse social e utilidade pública, tem a sua sede no prédio sito na Rua Mouzinho da Silveira, N.ºs 4 e 6 e na Rua Rosa Araújo, N.º 41, e rege-se pelos presentes estatutos.

Art. 3.º A Fundação tem por objecto:

a) dotar o País com uma Casa-Museu, sendo todo o seu recheio constituído por quadros, tapeçarias, tapetes, móveis, esculturas, pratas, porcelanas, relógios, jóias, leques, azulejos, lustres, adornos diversos, livros e outros objectos de carácter artístico ou cultural;
b) conceder bolsas de estudo sobre temas de Arte relacionados com os objectivos da Casa-Museu, de acordo com o regulamento interno a elaborar pelo Conselho Administrativo; (…)”

in: Estatutos da FMA (Saiba mais em: A Fundação / Estatutos)