Nova Exposição Temporária – 14 Novembro

João Almeida – Arquitectura / Design / Pintura

A partir de 14 de Novembro, não perca a nova exposição temporária da Casa-Museu e conheça a obra de Arquitectura, Design e Pintura de João de Ameida (n.1927)

A obra do arquiteto João de Almeida, contribuiu para alguns dos movimentos da arquitetura portuguesa na segunda metade do século vinte e estará em exibição na Casa-Museu Medeiros e Almeida a partir do dia 14 de novembro e até ao dia 14 de janeiro de 2013.

Esta exposição irá incluir desde a arquitetura religiosa e civil como o design de ourivesaria sacra e ainda mobiliário e pintura. Exemplos destas obras são a Igreja de Santo António de Moscavide projetada em parceria com António Freitas Leal, a renovação do Museu Nacional de Arte Antiga e a renovação parcial dos Paços do Concelho de Lisboa após o incêndio de 1955, com a colaboração do pintor Jorge Martins. De salientar também a distinção em 1990 com o Prémio Valmor em conjunto com os seus sócios Pedro Ferreira Pinto e Pedro Emaúz Silva, relativamente a um conjunto de residências na Rua do Século, em Lisboa.

A mostra tem origem na relação entre o arquiteto e o fundador da Casa-Museu, António Medeiros e Almeida (1895-1986), o qual ofereceu ao seu sobrinho a formação no estrangeiro tendo João de Almeida estagiado na Suíça com o conceituado arquiteto Hermann Baur (1894-1980).

Em 1953, o arquiteto funda com Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas, Luiz Cunha e muitos outros arquitetos e artistas o Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR). Depois decide estudar teologia e abraçar o sacerdócio entre 1958 e 1967, ano em que apresenta a sua tese de arquitetura na então Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa cujo tema é o projeto da Igreja Paroquial de Paço d’Arcos, tornando-se então arquiteto com a classificação de vinte valores.