João de Almeida – Arquitetura | Design | Pintura

A exposição retrospetiva que a Casa Museu Medeiros e Almeida dedica à obra do arquiteto João de Almeida, pretende dar a conhecer um artista que contribuiu para alguns percursos e movimentos da arquitetura portuguesa na segunda metade do século XX e cuja obra tem permanecido quase desconhecida.

Está também na génese desta iniciativa, o papel de relevo que António de Medeiros e Almeida (1895-1986), instituidor desta Casa-Museu, e tio de João de Almeida, teve ao patrocinar o seu sobrinho para desenvolver estudos de arquitetura no estrangeiro entre 1949 e 1952, época em que estagiou com o famoso arquiteto suíço Hermann Baur (1894-1980) em Basileia. Esta experiência permitiu atualizar-se e relacionar-se em Paris, Basileia e Trier na Alemanha com os meios artísticos e intelectuais europeus do pós-guerra, desenvolvendo assim, uma importante reflexão sobre as novas correntes modernistas da arquitetura e das artes com proeminentes figuras da época.

A capacidade criativa da obra de João de Almeida não se cinge apenas à arquitetura religiosa e civil, mas alarga-se ao campo do design de ourivesaria sacra e mobiliário e manifesta-se mais recentemente na pintura, revelando na última década este projeto artístico adiado desde a juventude.

FICHA TÉCNICA

Textos: Ana Campos, Eduardo Nery, José Manuel Fernandes,
João Pedro Alves da Cunha, Lucrezia di Domizio, Teresa Vilaça
Pesquisa: Teresa Vilaça, João Pedro Alves da Cunha
Edição: Fundação Medeiros e Almeida, 2012
Impressão: Greca Artes Gráficas, Lda.
ISBN: 978-972-98907-3-4
Depósito Legal: 350500/12