Exposição: As Idades do Mar

A Casa-Museu vai emprestar para a exposição temporária “As Idades do Mar”, o óleo sobre madeira do pintor holandês Jan van Goyen, “Vista de Scheveningen”, datado de 1643.

Local: Museu Calouste Gulbenkian – Edifício Sede
Data: 26 outubro 2012 – 27 janeiro 2013

“…O mar é o tema central da exposição que o Museu Calouste Gulbenkian vai apresentar a partir do dia 26 de outubro, na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação. Em exposição vão estar mais de uma centena de obras, dos séculos XVI ao XX, provenientes de 46 instituições nacionais e estrangeiras, com o apoio excecional do Museu d’Orsay.
Partindo de uma sondagem histórica da representação visual do mar, a mostra procura identificar os temas fundadores que levaram à sua extensa e recorrente representação na pintura ocidental. A exposição desenvolverá o conceito que dá título ao projeto em seis secções distintas: As Idades dos Mitos, As Idades do Poder, O Mar e o Trabalho, Tormentas e Naufrágios, Contemplação e Viagem e O Mar como Símbolo.
Van Goyen, Lorrain, Turner, Constable, Friedrich, Courbet, Boudin, Manet, Monet, Signac, Fattori, Sorolla, Klee, De Chirico, Hopper, são alguns dos 86 autores presentes na exposição com obras de superior qualidade. Também a pintura portuguesa, através de Henrique Pousão, Amadeo de Souza-Cardoso, João Vaz, Maria Helena Vieira da Silva e Menez, entre outros, contribuirá para esta abordagem exaustiva e por vezes inesperada de um motivo tão fascinante – e simultaneamente com especial significado na história e cultura portuguesas.”
In: Site Museu Calouste Gulbenkian

Saiba mais em: http://museu.gulbenkian.pt/Museu/pt/Exposicoes/Exposicao?a=43