‘MAGAZINE DE LA HAUTE HORLOGERIE’

A HHMag – revista online de alta relojoaria publicou um artigo (24 Ago) sobre o relógio de bolso de 1807 que pertenceu ao general Junot e ao Duque de Wellington, da autoria de Abraham-Louis Breguet pertencente ao acervo de relojoaria da Casa-Museu.

O artigo inaugurou uma colaboração entre a Fondation de la Haute Horlogerie e a Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida.

Leia aqui o artigo

Relógio ‘Junot’ – FMA 7744

“Relógio de dupla face com repetição de quartos a toque, triplo ‘quantième’, fases e idade da lua, equação do tempo, ponteiro de horas saltantes e indicação de reserva de corda.
Mostrador de ouro guilhochado sobre uma face com indicação de horas, minutos e segundos, sector de indicação de reserva de corda com 36 horas.
Mostrador de platina, guilhochado sobre a outra face com ‘quantième’ anual e indicação de meses na borda da lunette, mostradores auxiliares para fases e idades da lua, dias da semana e ‘quantième’ do mês. Agulha serpente com sol em ouro para a equação do tempo.
Movimento de metal dourado, escape misto com âncora/”déténte” Robin, balanço compensado, espiral com curva terminal.
O relógio de bolso transforma-se em relógio de mesa ao ser introduzido numa caixa de metal dourado guilhochado, e em relógio de viagem quando guardado num estojo de madeira, forrado de veludo verde, próprio para suportar as viagens…”