CURSO – CONSTRUIR A ATENÇÃO: MODOS DE VER E SABER NA RECEPÇÃO DA ARTE

CURSO – CONSTRUIR A ATENÇÃO: MODOS DE VER E SABER NA RECEPÇÃO DA ARTE

CONSTRUIR A ATENÇÃO:
MODOS DE VER E SABER NA RECEPÇÃO DA ARTE

IDALINA CONDE

O Cobrador de Impostos (1616) de Pieter Brueghel, “O Novo”, é uma pérola, entre outras, da Casa-Museu Medeiros e Almeida que acolhe este curso sobre construir a atenção. Um título que igualmente  apela à atenção com este  espaço museológico,  singular e valioso,  a descobrir  na cidade de Lisboa. O quadro de Brueghel aí está como uma obra do passado e  uma  imagem-metáfora que ainda interpreta o nosso momento presente. Mas para que isso aconteça é preciso o essencial: informação e atenção. Além do gosto que se possa ter ou não por este género de pintura, é preciso saber que o quadro existe, querer conhecê-lo, não o confundir com outros de Pieter Brueghel “O Velho” e, a partir daí, explorar significações e imaginários. Gosto, sentido e saber são assim as dimensões que percorrem a abordagem do curso, passando por processos de incomunicação ou desconhecimento que solicitam maneiras de conseguir a aproximação às obras.

Construir a atenção não é apenas uma necessidade para os públicos, sobretudo os menos familiarizados com a arte,  mas igualmente  para a arte no espaço público em que a grande maioria, e maioria de  não-públicos,  se encontra exposta à mediatização cultural. Ou seja,  a
imagens da arte  que  circulam pelos vários media  e com efeitos  que, de melhores a piores, incluem a  percepção esquiva,  equívocos de re/conhecimento, indiferença ou desatenção.
Apoiado em referências da  sociologia, história da arte, iconologia, semiologia, bem como ilustrações da arte antiga à contemporânea, este curso procura esclarecer, então, modos de ver e saber. Por um lado, a recepção  que  pode  ir da adesão  à decepção, ou do deslumbramento, e compreensão, ao desentendimento. Por outro, que saberes aí se exprimem e quais as mediações para uma relação mais informada e  reflexiva  com a arte  –  além de emocional e lúdica.  A literacia é uma delas,  associando-se aqui  a  usos da in/formação  artística  susceptíveis de aumentar o interesse e o conhecimento da arte. Ou melhor, um saber prático, experimentado e operativo, para lidar com a complexidade dos  seus códigos e que representa  também uma das competências culturais para a cidadania.

Idalina Conde  é docente no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e investigadora do CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL.
Lecciona no Mestrado de Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL. Tem um longo currículo na área da sociologia da arte de que é co-fundadora em Portugal desde os anos 80, assim
como na da sociologia da cultura com diversas publicações  nomeadamente  sobre práticas culturais, públicos e recepção. Realizou estudos de referência nesta área (por exemplo, o primeiro sobre os públicos da Fundação de Serralves) e  também  introduziu a sociologia da recepção da arte que  tem desenvolvido em várias linhas,  de  formas de desentendimento dos públicos com  a arte moderna e contemporânea  à
recepção informada e erudita. Um dos projectos em curso  Iconografias Europeias: Rotas de um Museu Imaginário, de que algumas imagens serão apresentadas no curso, explora relações entre cultura visual,
arte contemporânea e património.

PROGRAMA

1. Os públicos da arte e a arte no espaço público: relações complexas
2. Visualidade/visibilidade: atenção e passagens da percepção à recepção
3. O gosto, o sentido e o saber: dimensões da recepção
4. A recepção da arte entre deslumbramento e desentendimento
5. A literacia como in/formação, experiência e cidadania
6. Outras mediações para construir modos de ver e saber

FUNCIONAMENTO E LOCAL

Curso com 12 horas de formação distribuídas por 6 sessões (das 18:00h às 20:00h) que decorrem na Sala
do Lago da Casa-Museu Medeiros e Almeida, Rua Mouzinho da Silveira, nº 6, 1250-194 Lisboa

Sessões: 4ªs e 5ªs feiras, nos dias 11-12, 18-19 e 25-26 de Maio de 2011

Preço: 80 euros

Inscrições: Até 9 de Maio

Ficha de inscrição: Descarregue aqui

Inscrições mediante envio da Ficha de Inscrição e comprovativo de pagamento:

– por e-mail para gcp.cies@iscte.pt
– por fax para 217 940 074
– entregue em mão ou enviado por correio para:
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL)
Edifício ISCTE, Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa

PARA MAIS INFORMAÇÃO

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL)
Telef. 210 464 192 / Fax: 217 940 074

e-mail: gcp.cies@iscte.pt

http://cies.iscte.pt/

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Rua Rosa Araújo, 41

1250-194 Lisboa

Telef. 213 547 892 / Fax: 213 561 951

e-mail: info@casa-musemedeirosealmeida.pt

Home