TRAÇOS DA MEDICINA NA AZULEJARIA DE LISBOA

No âmbito do seu interesse pela História da Medicina, Madalena Esperança Pina lançou o livro “Traços da Medicina na Azulejaria de Lisboa”.

Na obra são mencionados os painéis de azulejos que representam os cinco sentidos, patentes na Galeria de Baixo da Casa-Museu.

“…Frequentemente, o gosto, o tacto, o olfacto, a audição e a visão, são representados pela mulher, dada a ligação trradicional existente entre mulher e pecado. Aos sentidos dá-se interpretação de pecado terreno, em oposição aos valores morais e religiosos. No caso dos painéis do século XVIII, que pertencem ao espólio da Fundação Medeiros e Almeida, de linguagem marcadamente barroca, os cinco sentidos ligam-se a uma figura feminina cuidadosamente trajada, claramente terrena e ligada à idéia de pecado.” (in: Traços da Medicina na Azulejaria de Lisboa, Lisboa, Caleidoscópio, 2010, pp.67-68)

“Madalena Esperança Pina – Nasceu em Lisboa, em Dezembro de 1975. Licenciou-se em História, variante de História da Arte, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1998. Na mesma instituição fez pós-graduação em História da Arte Contemporânea. É docente de História da Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 2001, onde defendeu Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (2003) e Provas de Doutoramento (2007). Os “Traços da Medicina na Azulejaria de Lisboa” pretendem demonstrar que na Azulejaria, expressão artística e cultural portuguesa da maior relevância, existem representações da Medicina, aliando-se assim, nestas páginas, a Arte e a Ciência.” (in:Traços da Medicina na Azulejaria de Lisboa, contra-capa)