Exposição: Fausto Sampaio – Viagens no Oriente

A Casa-Museu estará presente na exposição “Fausto Sampaio (1893-1956) Viagens no Oriente”, com o empréstimo da pintura de Fausto Sampaio “Velho Pescador”, datada de 1936, realizada em Macau.

É uma oportunidade de conhecer a referida obra que se encontra nas reservas da Casa-Museu.

Local: Museu do Oriente, Lisboa
Data: 8 de maio a 27 de setembro de 2009

Fausto Sampaio, paisagista e retratista, nasceu em Anadia em 1893. Aos 22 meses, devido a uma insolação, perdeu as faculdades auditivas. Surdo-mudo foi educado no Instituto de Surdos Mudos Araújo Porto até aos 14 anos e depois mais cinco anos na Casa Pia, onde já havia ensino especial para surdos e onde aprendeu os primeiros rudimentos de desenho e pintura.

Regressou a Anadia dedicando-se autodidaticamente à pintura. Em 1926 parte, para Paris, onde tem aulas com diversos professores. Entre 1926 e 1934 faz três estadias em Paris onde expõe em 1929 no Salon e expõe também em Lisboa no Salão Bobone com enorme êxito.

A partir de 1934 e até 1947 faz grandes viagens e estadias em São Tomé, Goa, Damão, Diu, Timor, Macau e África do Sul.
Morreu em Lisboa a 4 de abril de 1956