O Tempo sob Medida

No âmbito das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil (1808), o Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB, do Rio de Janeiro, convidou a Casa-Museu Medeiros e Almeida para elaborar uma exposição sobre a temática do TEMPO e dar a conhecer o espólio da Casa-Museu ao público brasileiro.

Partindo da vasta coleção de relógios da Casa-Museu, a Fundação escolheu cerca de 60 relógios de Bolso, 4 relógios de Caixa Alta, 10 relógios de Mesa, 1 relógio de Parede e um relógio de Suspensão, numa amostra elucidativa do espólio de máquinas medidoras de tempo da Casa-Museu.

Foram ainda selecionadas outras peças relacionadas com o passar do tempo; duas pinturas de François Boucher, “O Nacimento de Adónis” e “A Morte de Adónis”, de c.1733, um tecto de madeira português, do séc. XVII, em caixotão, representando em pintura as diferentes fases do dia e dois móveis com relógio, sendo uma mesa-secretária com “cartonnier” francesa da autoria de E. Zwienner (1870) e uma secretária com alçado inglesa do marceneiro John Webb (1853).

Coordenação e Conceção: Luíz Dolino, Teresa Vilaça
Textos: José Murilo de Carvalho, Luíz Dolino, Rui Rasquilho, Teresa de Seabra Cancela Vilaça
Edição: Centro Cultural do Banco do Brasil, Fundação Medeiros e Almeida, 2008
ISBN: 978-85-85688-34-9