Eduardo Nery – Intromissões

A exposição Intromissões, parte de um desafio feito ao artista Eduardo Nery visando um projecto de sedução de diferentes públicos com uma nova oferta expositiva – a Arte Contemporânea – tendo como tema subjacente a excelente colecção de Artes Decorativas da Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida.

Aqui, o recurso criativo que este eclético artista plástico utilizou, foi a fotomontagem, retomando uma técnica das vanguardas artísticas europeias do século XX, que a tornaram numa arte pública de forte impacto ideológico. Neste caso, as “duplas exposições fotográficas” de Nery, apresentam-se como obras de arte privadas, contendo uma forte provocação ao experimentar a polissemia das imagens. O artista questiona, assim, os valores museológicos de ambientes e peças criados noutros contextos temporais.

A montagem do percurso expositivo reforça e ilustra a abordagem artística do autor, ao ser apresentada em paralelo, a peça original e a sua proposta imagética, permitindo ao público um estimulante confronto com a Colecção da Casa-Museu.

FICHA TÉCNICA

Fotografias: Eduardo Nery