XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura

XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura

Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento

 

Museu Nacional de Arte Antiga
7 de Maio a 2 de Outubro de 1983

 

A XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura foi organizada pelo Governo Português, sob os auspícios do Conselho da Europa, e subordinada ao tema “Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento”.

A exposição, composta por cinco núcleos, procurou abordar diferentes subtemas relacionados com a história e cultura de Portugal, especialmente durante os períodos da dinastia de Avis e dos Descobrimentos. Cada núcleo foi representado por museus e monumentos emblemáticos de Lisboa, distribuídos estrategicamente ao longo da zona ribeirinha da cidade.

O primeiro núcleo, subordinado ao tema “Os Antecedentes medievais dos descobrimentos portugueses”, esteve patente no Convento de Madre de Deus, e foi coordenado por José Mattoso. O segundo núcleo, coordenado por Victor Pavão dos Santos, teve lugar na Casa dos Bicos e reportou-se ao tema “A Dinastia de Avis e a Europa”. O terceiro núcleo, exposto no Museu Nacional de Arte Antiga, apresentou “A Arte, Ciência e Cultura nos séculos XV e XVI”, tendo sido coordenado por Jorge Borges de Macedo. No Mosteiro dos Jerónimos realizaram-se duas exposições, uma sobre “As Navegações portuguesas e as suas consequências no Renascimento” e a outra sobre “A Arte na Rota do Oriente”, com coordenação de Avelino Teixeira da Mota e Luís de Albuquerque, correspondentes ao quarto núcleo. “A armaria portuguesa dos séculos XV e XVI” foi o tema do quinto núcleo coordenado por Avelino Teixeira da Mota e Luís de Albuquerque, patente na Torre de Belém.

A Fundação Medeiros e Almeida cedeu para este evento cultural a Taça “Aldobrandini”, o “Retrato de homem” atribuído a Antonio Moro e o conjunto escultórico “Deposição de Cristo no Túmulo”, peças expostas no Museu Nacional de Arte Antiga e inseridas no tema “A Arte, Ciência e Cultura nos séculos XV e XVI”.

Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento

XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura. Núcleo do Museu Nacional de Arte Antiga. Mário Novais (1899-1967) (fotógrafo), fotografia sem data. Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, [CFT003.36109].