O projeto de um homem. De coleção privada a acervo público

O projeto de um homem. De coleção privada a acervo público

Casa-Museu Medeiros e Almeida: o projeto de um homem. De coleção privada a acervo público.

No passado dia 18, a nossa colega Maria Mayer defendeu a sua dissertação de mestrado, tendo sido aprovada, por unanimidade, com a nota de 19 valores.

“António de Medeiros e Almeida (1895-1986) reuniu apaixonadamente, ao longo de sessenta anos, um valioso acervo de artes decorativas, o qual decidiu doar ao País em 1972. De modo a concretizar o seu sonho, o colecionador criou uma fundação à qual afetou todo o seu património. A instituição permitiria a musealização do acervo bem como a sua disponibilização ao usufruto público. O projeto haveria porém, de sofrer contrariedades que não permitiram a sua concretização em vida do instituidor, desaparecido em 1986.
Esta dissertação propõe-se explicitar, através do estudo do arquivo inédito da Instituição, as circunstâncias históricas em que nasceu e foi implementada a Fundação Medeiros e Almeida e a sua Casa-Museu, assim como, o processo que culminou na sua abertura ao usufruto público em 2001, no seguimento do cumprimento da sua vontade do fundador. Paralelamente, foi traçado o perfil pessoal, profissional e de colecionador de Medeiros e Almeida, o processo de formação e a caraterização do acervo, numa contextualização indissociável das instituições por si criadas, ainda hoje em funcionamento com base nas suas disposições.”

Dissertação de Mestrado em Museologia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Maria de Lima Mayer